sexta-feira, 8 de maio de 2015

O USO DOS IONÓFOROS (MONENSINA)

A produtividade do sistema de produção de carne bovina aumenta com o incremento de tecnologias, como o uso de confinamento, dietas com alta proporção de concentrado, animais geneticamente superiores e uso de aditivos na dieta. Os confinamentos permitem abater os animais mais rapidamente e com melhor acabamento de gordura subcutânea, para isso são utilizadas dietas com alto valor energético, com alta proporção de grãos processados. A alta quantidade de concentrado na dieta promove a produção de ácido acético, causando problemas nos ruminantes. 
A utilização de ionóforos, como a monensina, regulam a atividade bacteriana, beneficiando as bactérias produtoras de ácido propiônico, amenizando os problemas clínicos dos animais (Oliveira et al., 2013). A monensina aumenta a produtividade dos animais, melhorando a eficiência alimentar e o ganho de peso, ou seja, os animais precisam ingerir menor quantidade de alimento para obter o mesmo ganho de peso ou ingerir a mesma quantidade de alimento para obter maior ganho de peso (Xu et al., 2014). 


Além do sistema de produção, é necessário melhorar o potencial genético dos animais, ou raças mais produtivas. Mas algumas vezes essas raças não se adaptam às condições climáticas presentes e se torna interessante o uso de cruzamentos, pois permite unir e aproveitar as características favoráveis de cada raça, fazendo um animal completo, como a produtividade de uma raça com a adaptação de outra.

Referências: 
Oliveira, M. V.; Ferreira, I. C.; Macedo Junior, G. L.; Rosalinski-Moraes, F.; Antunes, M. M.; França, A. M. S.; Naves, J. G.; Rodrigues, V. J. C. Benefícios do uso da monensina sódica na nutrição de cordeiros semi-confinados= Benefits of using sodium monensin in nutrition of semi-confined lambs. Bioscience Journal, v. 29, n. 6, 2013.
Xu, L., He, M. L., Liang, R. F., McAllister, T. A., Yang, W. Z. Effects of grain source and monensin level on growthperformance, carcass traits and fatty acid profile in feedlotbeef steers. Animal Feed Science and Technology, v. 198, p. 141-150, 2014.

Fonte da imagem: www.mfrural.com.br

Colaborador desta matéria: Fabio José Gomes. http://vejagenetica.blogspot.com.br.
Gomes, F. J; Bertipaglia, T. S.;  Torres Júnior, R. A. A.; Medeiros, S. R.; Menezes, G. R. O.; Alencar, M. M. Efeito da monensina em animais cruzados alimentados com diferentes níveis de extrato etéreo. In: Congresso Brasileiro de Zootecnia, 25., 2015.

           
           E aí, vamos usar ionóforos? O que vocês acham?

           Tássia Bertipaglia


Nenhum comentário:

Postar um comentário