quarta-feira, 1 de abril de 2015

INTERAÇÃO GENÓTIPO-AMBIENTE

De acordo com Falconer & Mackay (1996), quando há interação genótipo-ambiente (IGA) significa que o melhor genótipo em um ambiente não é o melhor em outro (Figura 1), então a mesma característica medida em dois ambientes diferentes deve ser considerada como duas características distintas, já que a presença da IGA se caracteriza pela resposta diferenciada de genótipos às variações ambientais. Assim, correlações genéticas entre pesos corporais de progênies do mesmo touro em ambientes diferentes podem revelar a existência de IGA.

Figura 1. Ilustração da interação genótipo-ambiente, (1) a ordem dos genótipos  se  mantém,  mas  a magnitude da diferença não, (2) o ordenamento dos genótipos é diferente de acordo com o ambiente (Corrêa et al., 2007)

Portanto, a existência de IGA pode modificar o processo de seleção artificial e, ao ajustar os fatores ambientais que influenciam uma característica, há diminuição do viés da estimativa, tornando as avaliações genéticas mais precisas. 

Referências: 
Falconer, D. S., Mackay, T. F C. Introduction to quantitative genetics. 4.ed. London: Longman Group, 1996. 464p.
Corrêa, M. B. B.; Dionello, N. J. L.; Cardoso, F. F. Efeito da interação genótipo-ambiente na avaliação genética de bovinos de corte. Revista Brasileira Agrociência, v.13, p.153-159, 2007.
 

Pessoal, ficou claro? Qualquer dúvida é só postar aqui.

Um abraço,
Tássia Bertipaglia