sexta-feira, 11 de julho de 2014

DEP - DIFERENÇA ESPERADA NA PROGÊNIE

Introdução


O principal objetivo dos programas de avaliação genética é condensar grande número de informações fenotípicas disponíveis nos animais com potencial para serem selecionados em poucos números que podem ser utilizados para classificá-los facilitando a escolha, ou seleção, dos melhores para serem os pais da próxima geração. Para a maioria das espécies de importância econômica, inclusive bovinos de corte, estes números são chamados de diferenças esperadas nas progênies, as DEPs, que equivalem a metade do valor genético predito do animal.

O conjunto de dados utilizados nestas avaliações é composto das mais variadas fontes, como diversos pesos, datas e outras informações observadas nos animais, em seus em parentes e seus contemporâneos. A teoria BLUP, um sistema de avaliação genética denominada de melhor predição linear não viesada, possibilita a correta ponderação destas diversas fontes para obtenção da DEP para características de importância econômica e gerencial de todos os animais envolvidos nos dados.

Este resumo objetiva uma breve descrição sobre o uso das DEPs como método de seleção nas comparações entre animais participantes de um mesmo programa de avaliação genética. Questões como o que as DEP predizem e quais são as propriedades dos sistemas de avaliação genética para obtenção das DEPs, assim como o que são as acurácias e como devem ser utilizadas serão enfocadas. Para maior detalhamento sobre o cálculo das DEPs e acurácias, Bergmann (1995, 1996) apresenta exemplos numéricos.

O que a DEP prediz

Toda a informação genética dos bovinos está contida nos 60 cromossomos (30 pares) que cada animal possui. Estas estruturas, os cromossomos, são responsáveis pelo código genético destes animais, inclusive aquele associado ao seu desempenho produtivo. Quando os machos produzem as células espermáticas e quando as fêmeas formam os óvulos, cada uma destas células reprodutivas contém apenas a metade do número de cromossomas característico da espécie a que pertencem, em bovinos 30 cromossomos. É por isto que se diz que os gametas são haplóides (ou n), enquanto que as demais células dos indivíduos, as somáticas, são ditas diplóides (ou 2n).

As células espermáticas de um touro possuem 30 cromossomos e, em cada uma delas, está uma amostra aleatória de cada par de cromossomas. Da mesma forma, os óvulos produzidos por uma fêmea bovina possuem uma amostra aleatória de 30 cromossomas. Após a fertilização, o recém formado zigoto contém 60 cromossomas. Nas fases iniciais da embriogênese, este zigoto se subdivide em duas, quatro, oito etc células diplóides (2n=60). As células descendentes continuam a se subdividir e cada célula filha contém nos 60 cromossomas todos os genes e alelos da célula inicial, até que o animal atinja a maturidade e comece a produzir gametas (células haplóides, n).

Por causa do processo aleatório a partir dos qual os cromossomas formam os gametas, os diferentes gametas de um indivíduo (touros ou vacas) possuem diferentes combinações de cromossomas, ou seja, de materiais genéticos. Desta forma, os diferentes gametas produzidos por este indivíduo variam no seu valor genético. Este fenômeno da amostragem faz com que os vários filhos de um mesmo acasalamento sejam diferentes em genética e fenótipo. Tal fenômeno amostral é denominado de segregação Mendeliana.

Como um indivíduo produz milhares, milhões de gametas, cada um com mérito genético diferente do outro, o mérito genético médio de todos os gametas produzidos por um animal é a sua capacidade de transmissão. A DEP é um conceito estatístico que representa esta capacidade de transmissão. Assim sendo, a DEP é a predição do mérito genético médio dos gametas produzidos por um determinado indivíduo (um touro ou uma vaca, no caso dos bovinos).

Nas iniciais DEP, a letra D significa diferença, logo o conceito da DEP implica em alguma comparação entre indivíduos, e é desta forma que as DEPs devem ser usadas, fazendo-se comparações. Por exemplo, suponha que o sêmen de dois touros, A e B, estejam disponíveis para venda. Touro A possui DEP para o peso aos 365 dias de idade de +10 kg. Touro B possui DEP de - 5 Kg. A diferença entre as DEPs dos dois touros é de 15 kg. Isto significa que, se os dois touros fossem acasalados com fêmeas aleatórias da população e produzissem cada um grande número de filhos, deve-se esperar que a média da progênie do touro A seja superior em 15 kg à média da progênie do touro B. Estes 15 kg de diferença na média das progênies reflete a diferença no mérito genético dos gametas produzidos pelos dois touros. Note, entretanto, que as DEPs seguem distribuição normal e que esta comparação envolve o conceito de média. Isto significa dizer que alguns filhos do touro A poderão se mais leves dos que alguns filhos do touro B, como ilustrado abaixo.




Fonte da revisão:  José Aurélio Garcia Bergmann (Escola de Veterinária da UFMG), DEP: Como calcular e como utilizar.

Fonte da imagem: www.ascco.com.br


Pessoal,

Eu achei essa revisão ótima para explicar o que é DEP e como utilizá-la.
Então, quando você pegar um sumário de touros e tiver as DEPs para os animais, agora será muito fácil de entender, não é mesmo?!
Qualquer dúvida é só escrever.

Um abraço,

Tássia

Nenhum comentário:

Postar um comentário