quarta-feira, 19 de novembro de 2014

MELHORAMENTO GENÉTICO DE CÃES

Bom dia, 
Eu  fiz  uma  apresentação no meu estágio de docência na Zootecnia da Unesp / Jaboticabal sobre Melhoramento Genético de Cães.
Vou deixar aqui disponível e eu espero que seja útil!




Esta apresentação também está disponível em  http://pt.slideshare.net/TassiaBertipaglia/melhoramento-gentico-de-ces


Qualquer dúvida é só deixar nos comentários.
Boa leitura a todos!
Abraço, 

Tássia.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

GENOMA DO FRANGO

Nos últimos anos, o desenvolvimento de técnicas moleculares tem permitido o avanço no conhecimento de genes que influenciam características de interesse econômico. Um exemplo é o sequenciamento dos genes responsáveis pela expressão de características de produção, o que facilitou o reconhecimento e o uso de polimorfismos de DNA1 como marcadores genéticos, visando complementação dos métodos tradicionais de melhoramento. 


A disponibilidade de um mapa do genoma da galinha, rico em informações sobre marcadores, permite uma análise sistemática da natureza da variação genética de características economicamente importantes em aves,

Ao identificar regiões do genoma que influenciam essa variação genética – loci de características quantitativas (QTL), a meta final é identificar os genes que controlam as várias características. Entendendo como eles funcionam e como influenciam características econômicas poderá levar a um novo direcionamento para melhorar o desempenho e qualidade do produto final.

O genoma da galinha doméstica apresenta 39 pares de cromossomos (n), totalizando 78 cromossomos (2n), consistindo em 8 macrocromossomos, 30 microcromossomos e os cromossomos sexuais


1 Variações genéticas que aparecem como consequências de mutações, podendo ocorrer uma troca de um nucleotídeo por outro (SNP -  polimorfismo de nucleotídeo único, ou ainda inserção ou deleção de pedaços do DNA.


Fonte da revisão: Adaptado de Genoma do Frango – Mapeamento de QT (Mônica Corrêa Ledur - Embrapa Suínos e Aves)

Fonte da imagem: http://pt.aviagen.com