sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A HISTÓRIA DA RAÇA BRAHMAN

Por volta da mesma época em que os primeiros zebuínos entraram no Brasil, final do século XIX e início do XX, nos Estados Unidos também essa espécie bovina começou a fazer uma revolução na pecuária. Os pioneiros do zebu americano estavam impressionados com aquele gado com uma corcova nas costas e o quanto ele respondia bem a poucos cuidados. Viam nele a solução do impasse para a difícil criação de raças especializadas europeias, que não se adaptavam bem ao clima do sul dos EUA, não conseguiam produzir bem carne usando os mesmos europeus que o norte utilizava.

O depoimento do cientista A. O. Road com relação a isso é marcante: “O Brahman não tinha deslanchado, existia apenas um punhado de devotos e o efetivo era pequeno. A importação do Brasil aumentou o interesse pelo Brahman, devido à excelente qualidade dos animais brasileiros. Eram grandes, musculosos, sólidos indivíduos, embora fossem uma cruza de sangue indiano, com nítida preferência de Guzerá, com alguma evidência de Gir e do Nelore”.

A American Breeders Brahman Association, que cuida da raça nos Estados Unidos, foi fundada em 1924 e o nome pelo qual o gado é conhecido – o Brahman – significa UM NOVO CICLO, sendo essa raça uma união das raças Nelore, Gir, Gizerá e Khrisna Valley. Realmente, o Brahman representou uma divisão de águas na pecuária americana. Tornou possível uma pecuária de corte rentável, usando-o como grupo étnico ou em cruzamentos com as raças europeias especializadas. Isso foi tão forte que outros países quiseram também utilizar o Brahman e o importaram.

Hoje, a raça está presente em mais de 70 países e com ótimos resultados. Aquele que inicialmente era um bicho curioso, considerado somente para jardins zoológicos, passou a ser o agente modificador para acréscimo na produção de carne e até em cruzamentos de gado de leite para aumentar a rusticidade desses plantéis. 

Muitos foram os atributos que o gado tem no seu perfil que se somam e o valorizam. Entre eles: docilidade e habilidade materna. A docilidade ajuda muito no manejo do rebanho e faz com que a qualidade da carne seja melhor. Os animais ficam pouco resistentes à presença do homem, não se debatem e, no transporte até o frigorífico, não terão escoriações e áreas de perda na carcaça devido a edemas, por exemplo. A habilidade materna é importantíssima, porque bezerro bem alimentado e cuidado ganha mais peso durante a amamentação e consegue melhor desempenho no pós-desmame.

Oficialmente, o Brahman começou no Brasil em 1994, no mês de abril, quando chegou a primeira importação vinda dos Estados Unidos sob toda a vigília do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Foi um trabalho longo, com várias pessoas se empenhando para que mais uma raça zebuína tivesse seu lugar na nossa pecuária. Chegou, já demonstrou que veio para ficar e tem contribuído muito.

Fonte: Associação dos Criadores de Brahman do Brasil - www.brahman.com.br

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

MEU PRIMEIRO ARTIGO PUBLICADO!

Boa noite, Faz quase três anos que não atualizo o blog, mas trago boas novas. Como no último posto está prometido, trago aqui o meu artigo produzido na minha iniciação científica. Leva o seguinte título "Estimates of genetic parameters for visual scores and their correlation with production and reproductive traits in Brahman", em português "Estimantivas de parâmetros genéticos para escores visuais e suas correlações com características produtivas e reprodutivas em bovinos Brahman".
Na foto eu estou no Congresso Mundial da Raça Brahman, no qual eu levei a proposta de trabalho da minha iniciação científica. Desta proposta eu desenvolvi o meu artigo que foi publicado em junho de 2012 na Revista Brasileira de Zootecnia. 

Segue o link para quem quiser ler.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982012000600013

Ou pelo slideshare..
 

Beijos e boa leitura!